Pular para o conteúdo
SEGUNDA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 2026 Ibovespa 208.833 pts +14,12% Dólar Comercial R$ 5,00 -4,30% Bitcoin R$ 429.100 -4,99%
🌦São Paulo 19°C
f
Economia

Novo teto do PIS/Pasep em 2027 pode aumentar valor recebido por trabalhadores

O abono salarial do PIS/Pasep poderá ter um novo limite de pagamento em 2027. Atualmente, o benefício pode chegar a R$ 1.621, mas a projeção para o próximo ano aponta...

Por 3 min de leitura
Novo teto do PIS/Pasep em 2027 pode aumentar valor recebido por trabalhadores
0%
Pronto para ouvir

O abono salarial do PIS/Pasep poderá ter um novo limite de pagamento em 2027. Atualmente, o benefício pode chegar a R$ 1.621, mas a projeção para o próximo ano aponta para um valor de até R$ 1.741 para os trabalhadores que tiverem direito ao abono e cumprirem todos os requisitos necessários.

O valor, porém, ainda não é definitivo. A quantia máxima do benefício está vinculada ao salário mínimo em vigor no ano em que o pagamento é realizado. Para 2027, a previsão apresentada pelo governo é de um piso nacional de R$ 1.741.

A definição do salário mínimo leva em consideração a inflação medida pelo INPC, além do ganho real previsto na política de valorização do piso nacional. Por isso, caso a estimativa seja modificada até a definição oficial do salário mínimo de 2027, o valor máximo do abono também poderá sofrer alteração.

É importante lembrar que o trabalhador não recebe automaticamente o equivalente a um salário mínimo. O abono salarial é calculado de maneira proporcional ao período trabalhado durante o ano-base.

Na prática, o salário mínimo vigente é dividido por 12 e o resultado é multiplicado pelo número de meses trabalhados. Assim, para receber o valor integral, o trabalhador precisa ter exercido atividade remunerada durante os 12 meses considerados no cálculo.

Quem pode receber o abono salarial?

Para ter acesso ao PIS/Pasep, é necessário atender às regras previstas na legislação. Entre as principais exigências estão:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante o ano-base;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos;
  • Ter as informações trabalhistas registradas corretamente pelo empregador na RAIS ou no eSocial.

O envio correto dos dados pelas empresas é fundamental. Informações incorretas ou inconsistências no cadastro podem provocar problemas na identificação do trabalhador e, consequentemente, atrasar ou impedir a liberação do benefício.

O pagamento também varia de acordo com o tipo de trabalhador. O PIS é destinado aos empregados da iniciativa privada e tem os pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é voltado aos servidores públicos, com pagamento feito pelo Banco do Brasil.

Portanto, embora a projeção de R$ 1.741 para 2027 represente o possível valor máximo do abono, o montante efetivamente recebido por cada trabalhador dependerá principalmente da quantidade de meses trabalhados no ano-base e do cumprimento das demais exigências.

Transparência editorial

Este conteúdo foi produzido com apoio de inteligência artificial. A equipe do Destaque Hoje Notícias é responsável pela publicação, atualizações e correções.

Eleições 2026 — Apuração em tempo realAguardando dados oficiais do TSE
0,00%seções
Ver apuração